Estrutura
ORIENTAÇÕES e HORÁRIOS SOBRE INTERNAÇÃO
Promovemos a saúde através da parceria responsável entre pacientes, acompanhantes e equipes assistenciais.
Queremos compartilhar algumas informações importantes sobre as normas e rotinas das clínicas de internação do HAMC, para pacientes, familiares, acompanhantes e visitantes.
Nosso hospital é administrado pela Fundação Santarritense de Assistência e Saúde, buscando sempre oferecer um ambiente seguro, acolhedor e resolutivo.
Atendemos pacientes particulares, convênios e pelo SUS, proporcionando serviços de saúde de qualidade e promovendo o bem-estar de todos os nossos usuários.
DIRETOS DOS PACIENTES
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Ter um atendimento digno, atencioso, respeitando a diversidade social, racial, cultural, religiosa e sexual, valorizando as diferenças.
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Ser identificado pelo nome.
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Ter assegurado o direito de usar o nome social, podendo o (a) paciente indicar o nome pelo qual prefere ser chamado (a), independente do nome que consta no seu registro civil ou nos prontuários do serviço de saúde.
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Ter resguardado o sigilo das informações pessoais conforme Lei 13709 - LGPD - 14/08/2018
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Identificar as pessoas responsáveis direta e indiretamente por sua assistência, por meio de crachás visíveis com nome e atribuição.
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Receber informações claras, sem termos técnicos e compreensíveis acerca de seu diagnóstico, opções terapêuticas e risco envolvidos.
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Consentir ou recusar procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, de forma livre e voluntária, após receber adequada orientação desde que não esteja em risco de morte.
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Ter livre acesso à Ouvidoria para manifestar sua opinião, reclamação informação ou denúncia.
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Ter garantida a sua segurança, integridade física, psíquica e moral.
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Ter direito a acompanhante:
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Crianças e Adolescentes (pessoas com idade até 18 anos incompletos) - artigo 12 da Lei n° 8.069/90 - Estatuto da criança e do adolescente;
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Idosos (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos) - artigo 16 da Lei n° 10.741/03 Estatuto do Idoso
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Mulheres - Lei nº 14.737, de 27 de novembro de 2023
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Pessoas com deficiência - Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência.
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Ter direito de receber visita religiosa, devendo solicitar à equipe assistencial.
DEVERES DO PACIENTE
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Dar informações completas e precisas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, uso de medicamentos anteriores e outros problemas relacionados a saúde.
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Durante a internação deve-se somente utilizar as medicações e alimentações prescritas pelo hospital , salvo as autorizadas pela nutrição e ou médico responsável pelo seu atendimento e acompanhamento.
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Conhecer e respeitar as normas e regulamentos do hospital.
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Zelar e responsabilizar-se pelas propriedades da instituição colocadas a sua disposição.
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Respeitar os direitos dos demais pacientes, funcionários e prestadores de serviço da instituição tratando-os com civilidade e cortesia.
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Assumir a responsabilidade pela recusa a procedimentos ou tratamentos recomendados e pela não prestação às orientações fornecidas pela equipe de saúde.
PROIBIÇÕES E NORMAS DO HOSPITAL
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É proibido fumar nas dependências do hospital (DECRETO Nº 8.262, DE 31 DE MAIO DE 2014),poderá ser aberto
exceções após análise e conduta da equipe de assistência. -
É proibido filmar nas dependências do Hospital.
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É proibido a visitantes realizarem curativos ou qualquer procedimento técnico ao paciente.
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É proibido circular pelas áreas restritas do hospital e quartos de outros pacientes.
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É proibido administrar ou fazer uso de medicamentos que não estão na prescrição médica ou por conta própria.
SEGURANÇA DO PACIENTE
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A pulseira é sua garantia de IDENTIFICAÇÃO, uma forma segura de garantir o cuidado que será prestado a você.
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Mantenha a pulseira em seu BRAÇO e confira se todos os seus DADOS estão corretos.
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Caso os dados impressos se apaguem ou a pulseira se solte ou arrebente, peça outra à equipe de enfermagem.
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Mantenha a pulseira no braço até o final do atendimento ou alta hospitalar.
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Caso você faça uso de MEDICAMENTOS controlados e/ou tenha algum tipo de ALERGIA, comunique o seu médico e demais profissionais da enfermagem.
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Caso apresente MAL ESTAR durante ou após a administração de medicamentos, informe à equipe de assistência à saúde.
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Levante-se LENTAMENTE da cama, sempre com a ajuda de seu acompanhante ou da enfermagem.
HORÁRIO DE VISITAS A PACIENTES INTERNADOS:
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CLÍNICAS MÉDICA, CIRÚRGICA E MATERNIDADE*
-> MANHÃ: das 09 às 11hs
-> TARDE: das 15 às 17hs
* Há o limite de 02 visitantes - sendo um por vez.
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PRONTO ATENDIMENTO*: das 14 às 16h
* Há o limite de 02 visitantes - sendo um por vez.
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PARTICULAR E CONVÊNIO:
--> MANHÃ: das 09 às 11hs
--> TARDE: das 15 às 17hs
* Há o limite de 02 visitantes - sendo um por vez.
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UTI**:
-> TARDE: das 15 às 17hs
-> NOITE: das 20 às 21hs
** Há o limite de um visitante por vez;
A regra de visita pode ser alterada em qualquer momento, conforme a resolução dos órgãos governamentais.
NORMAS E CONDUTAS
As normas ajudam a preservar a saúde dos pacientes, evitar casos de infecção e contribuem para a harmonia do ambiente hospitalar.
Para sua segurança e segurança do paciente internado mochilas e/ou bolsas poderão ser revistadas a qualquer momento.
O acompanhante / visitante que não cumprir a norma perderá o direito de permanecia nas dependências do hospital durante a internação do seu ente.
NÃO PERMITIDO
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Entrada de pessoas sob efeito de álcool ou drogas;
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Trazer flores para os pacientes;
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Usar o leito ao lado para colocar seus objetos pessoais;
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Visitas de crianças menores de 12 anos;
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Sentar no leito de pacientes ou manipular equipamentos hospitalares;
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Falar em tom alto;
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Tirar fotos ou filmar procedimentos;
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Realizar curativos ou qualquer procedimento técnico ao paciente;
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Não administrar medicamentos que não estejam prescritos pelo médico. Informe ao médico todos os medicamentos de uso continuo (em casa);
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Circular pelos quartos de outros pacientes.
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Fumar em torno ou nas dependências do hospital (DECRETO Nº 8.262, DE 31 DE MAIO DE 2014).
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Uso de roupas inadequadas como shorts, tops, saias curtas, roupas transparentes, bermudas e chinelos.
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Oferecer alimentos que não sejam liberados pelo médico e/ou nutricionista.
ALTA HOSPITALAR
Paciente só deverá sair da unidade após receber orientações da equipe de saúde.
Recolha todos os seus pertences, não nos responsabilizamos pelas perdas.